Vice-presidente Mourão e ministro do Meio Ambiente serão convidados para audiência pública em Manaus

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, serão convidados para vir a Manaus e explicar a criação do Conselho da Amazônia e da secretaria da Amazônia, anunciados dia 21 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro.

O convite ao vice-presidente e o ministro será feito pessoalmente pelo deputado estadual Fausto Jr, que nos próximos dias irá à Brasília. A proposta do deputado é convidar o vice-presidente e o ministro para uma audiência pública na Assembleia Legislativa, com a participação de órgãos ligados ao meio ambiente e o desenvolvimento social.

Fausto Jr. argumenta que o vice-presidente foi escolhido para comandar o Conselho da Amazônia porque já morou na região e conhece dificuldades enfrentas pelos moradores do local.

“Tenho certeza que o vice-presidente virá à Manaus explicar as atribuições e o funcionamento do Conselho da Amazônia”, afirmou Fausto. “Ele (Hamilton Mourão) já viveu no Amazonas e reconhece a importância da região para o Brasil e o mundo, bem como as dificuldades do nosso povo”, acrescentou.

O Conselho da Amazônia foi criado pelo presidente Jair Bolsonaro para controlar as ações dos ministérios que têm atuação na região amazônica. A ideia é unificar informações, projetos e ações ligados à preservação ambiental, defesa, combate à pobreza, transporte e pesquisa científica, entre outros temas.

Ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o deputado Fausto Jr, espera confirmar a notícia que a secretaria da Amazônia terá sede em Manaus, mais precisamente no prédio da secretaria estadual do Meio Ambiente e coordenará as ações ambientais nos nove Estados brasileiros que integram a Amazônia.

“Manaus está no coração da Floresta Amazônica, por isso defendo a proposta que a secretaria seja instalada em nossa cidade”, propõe Fausto. “Será um importante apoio no combate à pobreza que afeta principalmente os moradores ribeirinhos. Com miséria não pode haver preservação do meio ambiente”, concluiu Fausto.