Prefeito de Boca do Acre assina contrato de R$ 2 milhões com mercearia local

O prefeito de Boca do Acre (município distante 1.028 quilômetros de Manaus), José Maria Silva da Cruz (Progressistas), assinou um contrato de R$ 2,05 milhões com a empresa P. S. DO VALE – M, de nome fantasia “Mercearia Jordenei”, localizada no bairro Praia do Gado, naquele município. Além dessa empresa, ele contratou outras três e o valor total dos contratos chega a R$ 2,7 milhões, que devem ser utilizados para compra de alimentos, kits de higiene pessoal, de limpeza, colchões, redes e combustíveis. Os produtos devem, obrigatoriamente, atender as famílias atingidas pela cheia dos rios ainda este mês, já que o contrato tem vigência de apenas 30 dias.

De acordo com o documento, publicado nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas (DOM), o prefeito assinou contrato com quatro empresas na última quinta-feira (6). As empresas contratadas foram P. S. DO VALE – ME, de CNPJ 03.281.704/0001-78; F. FERREIRA DA SILVA – ME, de CNPJ 63.706.840/0001-94); CARVALHO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEL LTDA, CNPJ: 26.592.447/0001-90, e a JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS PERÓN LTDA, de CNPJ 11.510.642/0001-57.

Conforme os contratos, a empresa P. S. DO VALE – ME receberá o valor de R$ 2.053.463,49 (dois milhões cinquenta e três mil quatrocentos e sessenta e três reais e quarenta e nove centavos), a F. FERREIRA DA SILVA – ME, o valor de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), a CARVALHO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEL LTDA, o valor de R$ 254.310,00 (duzentos e cinquenta e quatro mil e trezentos e dez reais); e JÚLIO CÉSAR DOS SANTOS PERÓN LTDA, no valor de R$ 193.220,00 (cento e noventa e três mil e duzentos e vinte reais).

O recurso utilizado é oriundo de um repasse do governo federal de R$ 2,96 milhões, autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Os produtos comprados devem ajudar as famílias atingidas pelas inundações decorrente da cheia extrema dos rios. Agora, cabe a população de Boca do Acre fiscalizar e cobrar os alimentos, kits de higiene pessoal, de limpeza, colchões, redes e combustíveis que foram comprados com o contrato milionário.

A empresa P. S. DO VALE – ME, de nome fantasia MERCEARIA JORDENEI, que tem como proprietário Pedro Silva do Vale receberá o maior valor entre os contratos. De acordo com dados da Receita Federal, a empresa trabalha com serviços de comércio varejista de laticínios e frios, carnes – açougues, tintas e materiais para pintura, materiais de construção em geral, equipamentos e suprimentos de informática, eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, artigos do vestuário e acessórios, entre outros.

Analisando bem, quase R$ 3 milhões em alimentos, kits de higiene pessoal, de limpeza, colchões, redes e combustíveis para serem comprados em apenas 30 dias são um tanto quanto suspeitos. Sendo que o contrato no valor maior com a Mercearia Jordenei, de mais de R$ 2 milhões, não inclui produtos mais caros como os combustíveis.

Confira o documento: