Operação Camicuã: PF faz buscas para prender grupo criminoso que aliciava indígenas para o tráfico de drogas

Brasil – A Polícia Federal deflagrou na manha desta sexta-feira (30) a Operação Camicuã, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas e corrupção de menores com atuação na aldeia indígena Camicuã, localizada na Boca do Acre (a 1.026 km de Manaus).

A ação conta com cerca de 30 policiais federais, que cumprem quatro ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva contra o principal investigado. A operação contou com o apoio da Marinha do Brasil, FUNAI e ICMBio.

As investigações tiveram início em 2020, após a Polícia Federal receberem informações de que um grupo criminoso havia se instalado na aldeia indígena Camicuã, aliciando moradores locais por intermédio de ameaças exercidas com uso de armas de fogo, e de promover a corrupção de menores indígenas para a prática do tráfico de drogas.

A Polícia Federal reforça que a atual pandemia não afetou as investigações e ações da instituição nos crimes de sua atribuição, mas que esta diligência policial foi cumprida em total observância às orientações da Anvisa, sobretudo o uso de equipamentos de proteção individual para resguardar a saúde dos policiais e dos investigados.