Para entendimento dos riscos, o HPV (Human Papiloma Virus) se instala na pele e nas mucosas, como: boca, vulva, vagina, colo do útero e pênis. A principal causa da transmissão é o ato sexual. Quando não tratado, se torna a principal causa de câncer no colo do útero, 99% das mulheres com esse tipo de câncer foram infectadas pelo vírus
uma vez que só está disponível para crianças de 9 a 14 anos. Adultos só podem tomar a vacina se forem portadores de HIV, terem recebido transplante de órgãos e medula óssea, ou estarem em tratamento de câncer.
 
Adultos que não se enquadram nessas regras só podem tomar a vacina pagando por ela, e os valores giram em torno de R$ 400 reais, porém, devemos tomar 3 doses dela. Uma medida perigosa, uma vez que sofremos com a questão da saúde pública e proliferação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
 
Para entendimento dos riscos, o HPV (Human Papiloma Virus) se instala na pele e nas mucosas, como: boca, vulva, vagina, colo do útero e pênis. A principal causa da transmissão é o ato sexual. Quando não tratado, se torna a principal causa de câncer no colo do útero,99% das mulheres com esse tipo de câncer foram infectadas pelo vírus!
 
O certo sefindo especialistas médicos é que, a vacina esteja disponível para todos os adultos pelo SUS, nem todos conseguem pagar pelo tratamento e saúde é de responsabilidade do governo.