Irmão de ex-candidato a prefeito de Parintins, André Manso, é condenado pela Justiça por espalhar Fake News e criar perfil falso em rede social

O autônomo, André Manso, irmão do ex-candidato a prefeito de Parintins, Juscelino Manso, foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar multa de R$ 5 mil por espalhar Fake News em um perfil falso de rede social durante campanha eleitoral. A Justiça comprovou que ele foi responsável pela criação de um perfil falso no Facebook, denominado ‘Carlos Araújo’.

Segundo as informações do processo, André Manso utilizou o perfil falso ‘Carlos Araújo’, durante todo o pleito de 2020, para difamar e denegrir o prefeito de Parintins, Bi Garcia, e ainda, seus familiares, correligionários e amigos. A Justiça identificou André Manso como gerenciador do perfil responsável pelas postagens ofensivas através de uma análise de IP feita pelo próprio Facebook.

Por meio desta análise, a rede social identificou qual operadora era utilizada para acesso à internet. Com essa informação, a Justiça Eleitoral solicitou da operadora o fornecimento de dados pessoais do responsável pelo perfil falso ‘Carlos Araújo’. Analisados esses dados, foi possível identificar que a linha telefônica que servia para a alimentação do perfil falso pertencia a André Manso.

Munida de todas essas constatações, a Justiça Eleitoral condenou André Manso, no dia 16 de março, a pagar a multa de R$ 5 mil pela violação do art. 30 da Resolução 23.610/19, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe a manifestação anônima durante campanha eleitoral na internet.