Eleições 2020: A Eminente queda de Amazonino nas últimas pesquisas para prefeito de Manaus, já caiu 4,2 pontos

A pesquisa da Perspectiva continua apontando uma disputa acirrada na segunda colocação entre os candidatos: David, Nicolau e Zé estão empatados tecnicamente.

A sexta pesquisa realizada pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião no período de 23 a 25 deste mês e divulgada nesta terça-feira (28) aponta uma queda de 4,2 pontos percentuais do candidato Amazonino Mendes (Juntos Podemos Mais) se comparada com os números das pesquisas divulgadas pela empresa desde o último dia 29 de agosto.

A pesquisa mostra uma média de 1% de queda nas intenções de voto a cada semana.

Na pesquisa divulgada em 29 de agosto Amazonino tinha 32,7%, caiu para 31,6%, depois para 30,8%; para 30% e agora aparece com 28,5%.

No entanto, Amazonino continua aparecendo em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura de Manaus com 18,3% na pesquisa espontânea e 28,5% na estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos para os entrevistados.

David Almeida (Avante Manaus), Ricardo Nicolau (Pra Voltar a Acreditar) e Zé Ricardo (Manaus Pela Vida, Pelos Pobres) continuam empatados tecnicamente na segunda colocação nas duas simulações.

Nas respostas espontâneas, David Almeida aparece com 9,4% dos votos e na estimulada com 15%. Ricardo Nicolau com 9,1% e 10,8% e Zé Ricardo com 5,8% e 11,1%, respectivamente.

Nicolau cresce 7,7%

Ricardo Nicolau, nas últimas cinco semanas, cresceu 7,7% nas intenções de votos no universo de mil entrevistados, cujo intervalo de confiança/margem de erro máxima estimada é de 3,1% para mais ou para menos e com um grau de confiabilidade de 95%.

Um crescimento médio de quase 2% a cada semana.

Na pesquisa realizada no período de 29 de setembro a 18 de outubro, Nicolau tinha 3,6%, subiu para 5,8%. De lá para cá, Nicolau saiu dos 5,8 pontos percentuais, foi para 9,1% e, agora, está com 11,3%.

Na série de pesquisas que vem sendo realizada semanalmente pela Perspectiva, além de Nicolau, os candidatos Zé Ricardo, Alfredo Nascimento (Trabalho Bom Merece Continuar), Romero Reis (Novo), Coronel Menezes (Patriota), Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Marcelo Amil (PCdoB) obtiveram aumento na intenção de votos.

Além dos dois primeiros colocados na pesquisa, Amazonino e David, o candidato da coligação Aliança por Manaus, Capitão Alberto Neto, apresentou queda no número de intenção de votos. David caiu 4,6% e Alberto Neto 0,6%.

Confira a evolução dos candidatos nas pesquisas da Perspectiva:

A pesquisa foi realizada nas seis zonas da área urbana da cidade de Manaus contemplando mais de 90% dos bairros oficiais, segundo o atual plano diretor.

Potencial de votos x rejeição

Dos quatro primeiros colocados na pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado de Opinião, Amazonino Mendes aparece como o candidato com maior potencial de votos: 40%. No entanto, é o segundo com maior índice de rejeição (30,9%).

David Almeida aparece em segundo lugar com 28,8% de potencial de votos mas apenas 10,4% de rejeição. Com menor índice de rejeição (7,4%), Ricardo Nicolau está empatado tecnicamente com David Almeida e possui 21,8% de potencial de voto entre os eleitores entrevistados.

Zé Ricardo também aparece empatado tecnicamente com David e Nicolau e tem 20,3% de potencial de voto e 15,5% de rejeição.

Alfredo Nascimento aparece em quarto lugar (14,1%) da preferência do eleitor. No entanto, ele apresenta o maior índice de rejeição entre os eleitores, chegando a 41,7%.

Segundo turno

No entanto, na simulação feita, de forma estimulada, perguntados sobre um provável segundo turno para os entrevistados, todos os candidatos citados na pesquisa perderiam para Amazonino Mendes.

David Almeida teria 38,7% contra 43,1% de Amazonino; Ricardo Nicolau 37.5% contra 42,7% e Zé Ricardo 34,1% contra 45,9% de Amazonino.

A pesquisa, na íntegra, pode ser analisada abaixo:6ª-PESQUISA-ELEITORAL-MANAUS-AM-07736-TSE

Com Informações: Real Time 1