Deputada Joana Darc propõe soluções para saúde no estado e ouve população no hospital 28 de Agosto

Dando continuidade aos trabalhos de fiscalização em hospitais e unidades de saúde da capital e municípios do interior do estado, iniciado ainda no ano passado, a deputada estadual Joana Darc (PL) esteve presente na manhã desta sexta-feira (31) no Hospital 28 de Agosto, após receber denúncias a respeito da falta de funcionamento dos aparelhos de ar-condicionados em uma determinada ala do hospital.

A deputada procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM) para que soluções práticas e urgentes fossem tomadas, como a compra de aparelhos condicionadores de ar portáteis, como alternativa para que problemas de ventilação sejam resolvidos com mais praticidade e urgência. Nesta manhã a parlamentar já acompanhou a entrega e instalação dos novos equipamentos de ar no hospital. “Em conversa com alguns servidores do hospital descobri que não havia troca do sistema de ar-condicionado desde a reinauguração há 10 anos. Por isso irei, a partir deste ano, solicitar relatórios das manutenções e estudos para troca de todo sistema ar da unidade ao Governo do Estado”, explicou a deputada.

A parlamentar pôde ouvir ainda as demandas de pacientes e acompanhantes que estavam no internados no hospital. “Os problemas na saúde são muitos, constantes e urgentes, por isso precisamos construir mais soluções junto ao governo e propor ideias práticas para que a população não sofra. Com trabalho e ação, certamente avançaremos na melhoria da saúde do Amazonas. Quem ganha somos todos nós”, declarou a parlamentar.

Enfermeiros terceirizados da Saúde

Ainda nesta sexta-feira, Joana Darc, recebeu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviço de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-Am), Graciete Mousinho, e representantes de enfermeiros, e algumas outras especialidades que são terceirizadas nas unidades de saúde do estado, para diálogo.

A presidente do sindicato, relatou que os enfermeiros que atuam estão com 5 meses de salários atrasados por parte das empresas terceirizadas e solicitou que a categoria possa ser contemplada com a contratação direta por parte do Governo do Estado, como aconteceu com os técnicos de enfermagem no início deste ano.

A parlamentar ouviu as demandas dos profissionais e se comprometeu em levar a demanda ao conhecimento do Governador e buscar soluções para que todas essas questões sejam resolvidas. “Assim como atuamos firmemente na construção das soluções para contratação dos técnicos de enfermagem no ano passado, vou estar dialogando e articulando junto ao Governo para que mais essa situação seja resolvida. Vou aproveitar o retorno das sessões em plenário para ter o reforço dos colegas nessa construção. Esses profissionais são dignos de seus salários e não ficarão desamparados”, declarou Joana Darc.