Covid-19: Globo é acusada de ‘fraude’ em série médica no ‘Jornal Nacional’

O Jornal Nacional, principal telejornal da TV Globo, passou a exibir uma série em que mostra depoimentos de profissionais da Saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus no país.


Na última sexta-feira, 22 de maio, o relato de uma médica vem sendo apontado por internautas e autoridades como ‘fraude’ e ‘mentiroso’, conforme registra o portal R7.
Em um dos conteúdos, a médica Laíze, da cidade de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, aponta um suposto colapso do sistema de saúde do local onde trabalha.
Ela aponta perda de pacientes, falta de material de proteção e o sofrimento dos profissionais de saúde da região.


Prefeitura de Paraíba do Sul nega


Contudo, após a exibição do vídeo, a Prefeitura de Paraíba do Sul desmentiu o conteúdo.


Em nota, o Executivo municipal afirmou que o relato da profissional não corresponde aos fatos e que Laíze nem sequer faz parte do quadro do hospital apontado na matéria.


“O Hospital Nossa Senhora da Piedade (HNSP) esclarece à população Sul Paraibana que a médica Laíze não pertence ao quadro médico do HNSP, assim como seu depoimento veiculado no Jornal Nacional não corresponde à verdade”, relata nota do município.

Ainda segundo relatos da administração do local, todas as medidas necessárias foram implementadas e todos os protocolos para combater o vírus. O município também sustenta que teve sucesso na proteção dos profissionais, sem qualquer contaminado.
“O HNSP com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de médico infectologista contratado pela Prefeitura, implantou Protocolos de última geração, que tem apresentado sucesso absoluto, não tendo sido identificada qualquer contaminação de profissionais de Saúde”, acrescenta o hospital.


Logo após o comunicado, a médica e o ‘Jornal Nacional’ passaram a ser alvo críticas nas redes sociais, acusando a emissora de praticar ‘fraude’.


Médica se pronuncia


Com a forte repercussão negativa, a médica publicou um vídeo nas redes sociais para se defender das acusações.


Ela confirmou que não fazia parte do corpo de médicos do hospital de Paraíba do Sul. Contudo, assegura que ao dar a entrevista ao ‘JN’, tinham pedido apenas para ela fizesse um relato de forma mais generalizada.


Por fim, negou que sofresse de falta de equipamentos de proteção.
Procurada pelo R7, a Globo ainda não se manifestou sobre assunto até o fechamento desta matéria.

Confira o depoimento de Laíze: