BOMBA! Em Itacoatiara médicos trabalhavam sem CRM em plena Pandemia

Inteior- A vereadora do município de Itacoatiara Andréia Mara ( AVANTE), denunciou Médicos que trabalhavam sem o registro (CRM) e com formação no exterior, os médicos exerciam a função no Hospital regional e também nas ubs do município, sem CRM para trabalhar, o caso gerou polêmica na cidade e levantou suspeitas e colocou em cheque a gestão do atual prefeito Mário Abraim, que perdeu o controle administrativo e já é considerado o pior começo de uma gestão municipal de todos os tempos. às mortes pelo covid 19 só aumetam no município, e já são 168 mortes. com essa proporção de mortes, e a falta de um plano estratégico ao combate por parte da prefeitura gera insegurança e desespero na cidade.

Entidades médicas em todo país afirmam que o problema da falta de profissionais de saúde no interior do estado não se resolve com o afrouxamento da fiscalização dos diplomas e sim em ações eficaz. O prefeito terá que responder pela falta de fiscalização ao Ministério Público do estado e também às famílias enlutadas.

A pandemia do novo coronavírus criou uma situação inesperada no Brasil e principalmente no Amazonas que preocupa entidades médicas: o afrouxamento da fiscalização dos diplomas de medicina e de outras áreas de atuação hospitalar. O medo de que faltem profissionais de saúde levou autoridades a propor medidas questionáveis, como a antecipação de formaturas e o chamamento para atuação emergencial de médicos sem registro profissional.
No início de abril, o Ministério da Educação (MEC), por meio de portaria, permitiu que universidades federais antecipassem a colação de grau de estudantes do último ano nos cursos na área da saúde. A pasta havia prometido, inclusive, bonificar alunos que decidirem pela antecipação: ganhariam 10% de nota nas provas para ingresso em programas de residência. Mais tarde, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), que entendeu falta de isonomia na medida, o MEC revogou a decisão.

Logo após a denúncia feita pela vereadora Andreia Mara, os médicos sem CRM foram afastados imediatamente, após o afastamento, restaram apenas dois médicos para atender a demanda do Hospital Regional José Mendes. A população quem saber e cobra da parte do prefeito Mário Abraim um posicionamento urgente na questão de números de médicos para atender os internados com a doença mas até o momento não ouve uma posição do chefe do poder executivo, o portal entrou em contato com assessoria do prefeito mas até o momento não responderam.

A promotora de justiça Marcelle Cristine de Figueiredo Arruda, determina que a secretaria de saúde de Itacoatiara dê explicações sobre as denúncias feitas pela vereadora. Colegas de parlamento se manifestaram em apoio a vereadora.

Segundo informações, os médicos afastados eram formados no exterior e estavam a serviço do Programa Mais Medicos, atuavam em UBS mas não poderiam estar atuando no Pronto Socorro, no entanto, devido a grande demanda do Hospital Regional José Mendes e a carência de pessoal, estavam atuando na linha de frente no enfrentamento ao COVID-19.
De acordo com o último boletim divulgado neste dia 31/01, Itacoatiara já contabiliza 168 óbitos causados pela doença e mais de 4 mil casos detectados.

Atenção prefeito e secretária de Saúde onde foram parar os milhões que entraram nos cofres da prefeitura de Itacoatiara, recursos federais, estaduais e municipal, Itacoatiara sofre com a falta de experiência do prefeito que já ganhou apelido segundo informações de: ” prefeito trapalhão”.